Falando um pouco deste pequeno Blog, foi um trabalho proposto pelo meu professor de Biologia e Geologia, José Salsa. Era pedido a adopção e elaboração de um trabalho sobre um dos vários Vulcões disponibilizados pelo professor. Escolhi este e após uma apresentação à turma, o professor achou interessante termos no nosso Blog as informações contidas no trabalho. Achei mais fácil a criação deste pequeno espaço e gostava que ajudasse todos os que o visitam!
Vulcão -> Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre
Estratovulcão -> Um estratovulcão é um vulcão em forma de cone, formado pela magma extravasado. Em Portugal um exemplo deste tipo de vulcões é o Vulcão do Pico nos Açores.
Vulcão Misto -> Erupções mistas são aquelas em que não há a predominância de nenhuma outra erupção como explosiva, efusiva, etc...
Vulcão Activo -> Alguns cientistas consideram um vulcão activo quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrência pouco usual de pequenos sismos ou novas emissões gasosas.
Vulcão Dormente -> Vulcões dormentes são considerados aqueles que não se encontram actualmente em actividade mas que poderão mostrar sinais de perturbação e entrar de novo em erupção.
Vulcão Extinto -> Os vulcões extintos são aqueles que os vulcanólogos consideram pouco provável que entrem em erupção de novo, mas não é fácil afirmar com certeza que um vulcão está realmente extinto.
Placa Tectónica -> Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. Actualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectónica de placas, as placas tectónicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas.
Zonas De Convergência ou Limites Destrutivos -> são áreas de convergência das placas tectónicas que passam a se tangenciar como consequência de movimentos convergentes horizontais que ocorrem entre si; tais movimentos ocorrem em virtude da diferença de calor e pressão que ocorre na astenosfera fazendo com que as placas, que sobre ela flutuam, se movam. Ao chocarem, a placa menos densa é destruída e forma-se nova matéria pela ascensão do magma formado pela fusão da placa destruída.
A Mais Bonita Imagem
A Sua Cratera
Pompeia e o Vesúvio
Herculano e o Vesúvio
O Seu Modelo 3D
Á Sombra Do Vesúvio
Um dos vários títulos disponíveis do que se terá passado! Sendo este a capa do da National Geographic.
Pompeii - The Last Day
A recriação deste acontecimento em vídeo pela BBC. Para mim a melhor edição já que é feito em filme e não em documentário!